Cemitério Junta de Freguesia Casa da Cepa Balsa

A Chanfana

A chanfana conhecida praticamente em todo o País, é no entanto um prato típico das Beiras, assada nos caçoilos de barro preto. A origem desta tradição tem pelo menos três versões. 
Bom… Não se pode afirmar de facto o que deu origem a esta tradição portuguesa, mas fomos recebidos na aldeia de Desejosa pelas cozinheiras e fazedoras de iguarias, e pelo simpático chefe de cozinha que nos mostrou o seu método de preparo. Sentamo-nos numa mesa entre tantos convidados e apreciadores deste delicioso prato e aguardámos tranquilamente a chegada dos prometidos manjares. O nosso olhar perdia-se na lonjura dos montes e nas belas vinhas que insistiam em exibir o seu encanto na região do Douro.
Enquanto apreciávamos um vinho Generoso feito na região, para a mesa foram trazidas as vitualhas e ficámos extasiados (como reza no ditado popular “a vista também come”): Cabra assada no vinho - Chanfana (como deve ser). Assada no ritmo do calor da brasa, todos os paladares ocultos foram evidenciados para nosso deleite e os odores partilhados entre os nossos sentires e o ar do Douro que nos envolvia.

Gisele Camacho Aznar